domingo, 31 de janeiro de 2010

Pacman Color

O Pacman (Package Manager) é um ótimo gerenciador de pacotes para o ArchLinux. Porém sempre me deixava triste o fato de ele ser em preto no branco (ou vice-versa), sem cor nenhuma. Tudo mudou quando descobri o pacman-color.

Eu recomendo o uso desse programa, pois fica mais fácil de se achar quando se tem muitas informações na tela. O mundo vai ficar mais colorido (sem gayzisse, por favor). Para testar, instale ele através do AUR (http://aur.archlinux.org/packages.php?ID=11827). O comando para usá-lo é pacman-color. Os parâmetros são os mesmo usados no bom e velho pacman.

Se gostou, é hora de substituir integralmente o pacman. Para fazer uma substituição bem sucedida são necessários os seguintes passos:

Edite o arquivo ~/bashrc e inclua as linhas:
alias sudo='A=`alias` sudo '
alias pacman='pacman-color'
Com isso, o comando 'pacman' é substituído pelo 'pacman-color'. A primeira linha é necessária caso use sudoers, pois se não colocar essa linha, o sudo chama o ignora todos os alias definidos. Isso vale, portanto, para todos os alias que definir.

Se você usa o yaourt (http://aur.archlinux.org/packages.php?ID=5863), que nada mais é que um front-end para o pacman, é necessário a edição do arquivo de um configuração. Abra o arquivo '/etc/yaourtrc'. A configuração já está pronta, é só retirar o # na frente de:
# PacmanBin /usr/bin/pacman-color
Pronto, com isso você terá uma melhor apresentação do bom e velho pacman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário